quinta-feira, 28 de outubro de 2010

COMENDO E APRENDENDO

        Diariamente nos alimentamos: café da manhã, almoço, jantar. Cada refeição é composta por uma variedade de alimentos que são importantes para nossa sobrevivência. Os alimentos que comemos possuem composições diferentes: alguns têm mais proteínas enquanto outros, mais açucares ou gorduras.
       Conhecer a composição dos alimentos nos ajuda na escolha do que devemos comer para nos mantermos ativos durante o dia; além disso, uma alimentação equilibrada colabora para a conservação de uma saúde perfeita.
       A nossa alimentação deve conter todos os tipos de nutrientes, carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e sais minerais, porque todos eles possuem funções vitais para o bom funcionamento do nosso corpo.
      Refeições que contenham todos os grupos de alimentos em proporções adequadas à idade, ao sexo e ao tipo de atividade física da pessoa garantem uma boa saúde e previnem uma série de doenças.
      Dietas especiais só devem ser seguidas com a orientação de médicos e nutricionistas habilitados.

OS CABOIDRATOS


        Alguns alimentos possuem em sua composição os carboidratos. Carboidrato é um termo que se refere a um conjunto de substância que inclui amidos, açucares e celulose. Eles estão presentes em grande quantidade nas frutas, nas massas, nas raízes, nas farinhas e nos cereais.
       Aproveitamos os amidos e os açucares como fonte de energia. A celulose, apesar de ser um carboidrato, não é aproveitada pelas nossas células.
       Nos vegetais, a celulose constitui a estrutura rígida da célula; os açucares e os amidos sofrem transformações que lhes fornecem energia.

AS PROTEÍNAS



       As proteínas são substâncias químicas importantes que possuem funções muito diversificadas no corpo humano. Algumas delas facilitam a ocorrência de transformações químicas dentro da célula ou mesmo fora dela, são as enzimas. Outras, como a hemoglobina, fazem o transporte de gás oxigênio no sangue. Os anticorpos, substâncias que combatem infecções causadas por vírus e bactérias, são proteínas que atuam na defesa do organismo.
      A contração dos músculos dos braços e das pernas deve-se à mudança de comprimento das fibras, compostas basicamente por proteínas. As carnes que utilizamos na nossa alimentação (aves, peixes, porco e boi) são exemplos de músculos e, portanto, ricas em proteínas.

OS LIPÍDIOS OU AS GORDURAS



       Os lipídios são substâncias químicas presentes em grande quantidade em carnes, queijos, toucinhos, ovos, manteiga, margarina, óleos, por exemplo.
       O nosso corpo armazena lipídios em células especiais, formando o tecido adiposo. A gordura do tecido adiposo é uma reserva energética de grande importância para os animais. Em períodos de escassez de alimentos ou em situações de jejum, a gordura das células adiposas fornece a energia necessária para as atividades vitais do organismo.

AS VITAMINAS E OS SAIS MINERAIS



       As vitaminas e os sais minerais são substâncias químicas importantes na composição do nosso corpo, embora estejam presentes em pequenas quantidades. A ausência delas pode ocasionar diversas doenças. Há vários tipos de vitaminas e de sais minerais, com funções específicas.


  Texto destinado a estudantes que cursam a 7ª série (oitavo ano).

DICA

Para comparar a quantidade de nutriente entre diferentes alimentos é preciso utilizar a mesma porção de cada alimento, por exemplo, 100 g.
      Se um pacote de bolacha o valor nutricional do rótulo indica 30 g do produto há 20 g de carboidrato (açúcar e amido), então em 100 g haverá aproximadamente 66,6 g de carboidratos:
                                      20 g x 100 g = 66,6 g
                                             30 g
                                    

      

CURIOSIDADES SOBRE OS ALIMENTOS

          Essas curiosidades sobre o que é mito e o que é verdade em relação à alimentação servem tanto para o aluno que ler o texto como para todos aqueles que ainda permanecem com dúvida referente a tal questão. Esperamos que gostem e aprendam bastante com esse assunto.

MITO OU VERDADE?

    Não posso comer mais de três ovos por semana?

Mito. O aumento do colesterol não está apenas relacionado aos níveis de colesterol encontrados nos alimentos (o ovo é rico em colesterol). A gordura saturada tem efeito maior em relação à produção de LDL colesterol.

   Ter uma alimentação rica em fibras auxilia no emagrecimento?

Verdade. Alimentos ricos em fibras estimulam a mastigação, que exerce um efeito direto sobre o hipotálamo, produzindo sensação de saciedade. Além disso, as fibras retardam o esvaziamento gástrico, o que aumenta a sensação de saciedade e diminui a ingestão de outros alimentos. As fibras também auxiliam no funcionamento intestinal e podem interferir na absorção de nutrientes, especialmente gorduras e açúcares.

   Comer banana reduz cãibra?

Verdade. As cãibras podem ocorrer por diversos motivos, um deles é pela falta do potássio. A banana é rica em potássio e pode contribuir para o desaparecimento das cãibras.


   Consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata?

Verdade. Existem diversos estudos que comprovam que o consumo de tomates ou molhos de tomate, por serem ricos em licopeno, diminui as chances de aparecimento de câncer de próstata e outros tipos de câncer.


     Abacate engorda?

Mito. O abacate, apesar de bastante calórico, se consumido na quantidade adequada, não causa ganho de peso. A gordura presente no abacate é monoinsaturada, saudável, capaz de aumentar o colesterol HDL (bom) e reduzir o colesterol LDL (ruim).

     Suco de laranja com beterraba cura a anemia?

Mito. A beterraba contém uma pequena quantidade de ferro que não é bem absorvida pelo organismo, mesmo na presença do suco de laranja (rico em vitamina C) que melhora a absorção do ferro.


   Limão “afina” o sangue?

Mito. O limão é um alimento fonte de vitamina C que auxilia na absorção do ferro, mineral muito importante na constituição do sangue; não existe relação entre "afinar" o sangue.

Comer manga com leite faz mal?

Mito. Isso surgiu para evitar que os escravos roubassem leite das fazendas, já que havia muita manga disponível para eles. Não existe nenhuma comprovação científica de que estes alimentos, quando ingeridos em conjunto, façam mal à saúde
     

A semente do maracujá pode causar algum mal ao organismo?

Mito. Consumir sementes de maracujá ajuda a combater ou prevenir vermes e fungos, além de melhorar o trânsito intestinal devido à alta quantidade de fibras.

   Carne vermelha faz mal a saúde?

Mito. A carne vermelha bovina é uma fonte importante de proteína, ferro, zinco e vitamina B12. As quantidades de ferro e vitamina B12 nela presentes nem se comparam às da carne branca. No entanto, o consumo elevado tem sido associado a um maior risco de doenças coronarianas, devido ao alto teor de gordura saturada presente no alimento. Assim, para aproveitar seus benefícios, o melhor é ingerir a carne bovina três vezes por semana e optar por carnes vermelhas mais magras, como patinho, alcatra, maminha, etc.

Banana engorda?

Mito. É rica em vitaminas e sais minerais, podendo ser usada na substituição da farinha de trigo, já que oferece a liga necessária. Quando cozida, a banana fica sem sabor, o que permite utilizá-la em massas para pães e bolos. Experimente.


Cenoura faz bem para a visão? E para a pele?

Verdade. Pois é rica em beta-caroteno, substância de coloração alaranjada que se acumula nos tecidos e protege a pele contra os raios solares. É um antioxidante, previne o câncer de pele. E o beta-caroteno no nosso corpo se converte em vitamina A.


     Caso se interesse em saber mais consulte o site:       WWW.sonutricao.com.br/conteudo/mitoverdade.